Abre Menu

Centro de Biotecnologia
e Terapia Celular do HSR

coracao

Estudo sobre o desenvolvimento de novo tratamento para doença de Chagas a partir de substância de origem natural e derivados sintéticos.

A doença de Chagas acomete cerca de seis milhões de pessoas no Brasil. Atualmente só existe um medicamento para o combate ao Trypanosoma cruzi, parasita causador dessa doença. Esse medicamento, o benzonidazol, tem efeitos tóxicos e baixa eficácia quando administrado na fase crônica da doença, na qual está a maioria dos pacientes.

Em busca de novas substâncias que possam servir de base para o desenvolvimento de novos medicamentos, o Grupo de pesquisas do CBTC, juntamente com a Fiocruz/BA e UFPB, testou uma substância de origem natural, o ácido betulínico, assim como derivados sintéticos produzidos a partir dessa molécula. Alguns derivados do ácido betulínico apresentaram potente atividade contra o parasita, sendo um dos mais ativos testado em combinação com o benzonidazol, demonstrando ação sinérgica para a eliminação do Trypanosoma cruzi.

Esses resultados, recentemente publicados no periódico Experimental Parasitology, indicam que essa classe de moléculas é promissora para o desenvolvimento de novos tratamentos para a doença de Chagas.