Abre Menu

Centro de Biotecnologia
e Terapia Celular do HSR

Laboratório

O CBTC é dividido nas seguintes áreas:

Centro de Tecnologia Celular (CTC)
O Centro de Tecnologia Celular do Hospital São Rafael é um dos oito centros selecionados no Brasil pelo Ministério da Saúde, em 2008, para desenvolver terapias celulares de alta complexidade, sendo o único na região Norte-Nordeste do Brasil. Integra a Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC) e é credenciado pela ANVISA para realizar isolamento, cultivo e criopreservação de células-tronco. São preparadas células-tronco mesenquimais humanas de diversas origens, assim como células-tronco hematopoiéticas, mononucleares e, mais recentemente, células-tronco pluripotentes induzidas. As preparações celulares passam por rigoroso processo para garantir a qualidade do material que tem utilização clínica, assim como para fins de pesquisa.

Laboratório Central
O laboratório central possui infraestrutura para a realização de pesquisa básica e para análise e caracterização das células produzidas no CBTC,  com uma sala de cultivo celular experimental, microscopia de fluorescência e confocal, histotecnologia, citometria de fluxo, biologia molecular, citogenética clássica e molecular, expressão e purificação de proteínas, leitor de placas, sistemas de análises morfológicas e de imagem de alta performance.

Biotério
O Biotério do CBTC possui moderna infraestrutura com sistemas de racks com ventilação individual, onde são mantidas diferentes linhagens de camundongos e ratos para utilização experimental. Para o desenvolvimento das pesquisas, está equipado com sistemas de análise funcional, sistemas de imagem em animais vivos, microscópio cirúrgico e irradiador. O biotério do CBTC possui também uma unidade de transgênese, que visa gerar novas linhagens de camundongos geneticamente modificados.

Laboratório de Diagnóstico Molecular
Desde maio de 2015, o CBTC e o HSR, por meio de seu Centro de Diagnóstico Avançado, vêm oferecendo um portfólio competitivo de exames diversificados e de alta complexidade.

Nesse contexto, diversas especialidades médicas, incluindo as áreas de infectologia, genética médica, neurologia, hepatologia, hematologia, urologia, ginecologia, pediatria e oncologia podem contar com a execução de exames de elevada demanda, tais como cargas virais, além de exames altamente especializados, proporcionando qualidade indiscutível para um tratamento de excelência, com agilidade no prazo de entrega dos resultados.

Um dos grandes diferenciais é que este centro tecnológico inovador propicia, aos médicos e pacientes, a realização local de exames que anteriormente eram remetidos aos laboratórios de diagnóstico fora do Estado. Aliado a esse fato, a segurança e a qualidade dos mesmos são diferenciais, devido à constante evolução científico-tecnológica que pode ser alcançada pela estrutura do CBTC.

Os exames são realizados nas instalações do HSR, obedecendo ao mesmo fluxo de encaminhamento atual, para o laboratório de patologia clínica, podendo ser coletado nas diferentes unidades laboratoriais do HSR (Fleming, Brotas, Vilas e São Marcos).