Abre Menu

Centro de Biotecnologia
e Terapia Celular do HSR

  • Pesquisa Clínica

     _MG_1514

    Atualmente, o CBTC está conduzindo alguns estudos clínicos, com ênfase no desenvolvimento de novas propostas terapêuticas na área de medicina regenerativa (terapia celular e terapia com fatores de crescimento) e na identificação de possíveis biomarcadores que possam vir a ser utilizados futuramente como ferramentas diagnósticas. Dentre os estudos desenvolvidos no centro, destacam-se:

    1. Terapia celular para pacientes com traumatismo raquimedular crônico – Este projeto inclui uma série de estudos com a utilização de células mesenquimais de medula óssea para indivíduos com diferentes perfis de lesão raquimedular traumática crônica.
    2. Terapia celular para pacientes com doença crônica do fígado -  Trata-se de um estudo randomizado, aberto, no qual serão avaliados os efeitos da utilização de células mononucleares de medula óssea em pacientes com doença hepática crônica não alcóolica.
    3. _MG_1511Terapia celular para pacientes com isquemia crítica de membros inferiores -  Neste estudo, estão sendo avaliados os efeitos da terapia com células mononucleares de medula óssea em indivíduos portadores de doença arterial periférica grave, com risco iminente de amputação, para os quais já foram esgotadas as opções tradicionais de tratamento.
    4. Terapia com fator de crescimento (G-CSF) para pacientes com Doença de Chagas e insuficiência cardíaca – Trata-se de um ensaio clínico randomizado, no qual serão avaliados os efeitos do G-CSF em pacientes portadores de miocardiopatia chagásica crônica, com limitação cardiovascular de moderada a importante.
    5. Avaliação do papel de biomarcadores (galectina-3, syndecan-4 e microRNAs) em portadores de Doença de Chagas – Tal linha de pesquisa se presta a buscar novos possíveis biomarcadores de gravidade da Doença de Chagas ou alvos terapêuticos potenciais.
    6. Avaliação do perfil de microRNAs em nódulos tireoidianos.